Seminário “A educação na era digital” junta dezenas de professores para falar sobre novas formas de olhar para a educação

No dia 12 de abril, na Orquestra Jazz de Matosinhos, o protejo CHIC e o NEM Portugal reuniram professores, parceiros do projeto e diversas entidades activas no contexto educativo como a Direcção Geral de Educação e a Ciência Viva, assim como o Município de Matosinhos e o Jornal Público.

Neste âmbito, foram apresentados os desenvolvimentos das actividades CHIC, com impacto direto na área, e discutidos temas prementes como a utilização de novas metodologias de ensino com recurso às TICE, os jornais escolares na era digital e o ensino da Inteligência Artificial a alunos do ensino básico.

No que diz respeito ao projecto CHIC, foi demonstrada a plataforma de produção e reutilização de conteúdos audiovisuais de caracter científico em contexto escolar e como esta pode apoiar a aquisição de novos conhecimentos por parte dos alunos. Foi também apresentada uma nova visão para o Plano Nacional de Cinema, que se pretende capaz de atingir novos públicos, através de uma massificação da disseminação dos conteúdos nacionais promovidos pelo mesmo. Finalmente, foram expostas novas técnicas de associar o digital ao livro tradicional, promovendo deste modo a utilização do mesmo pelos alunos.

Finalmente, foi apresentada uma abordagem integrada do Município de Matosinhos para o currículo local, nomeadamente através da sua estruturação em diferentes polos e atividades extracurriculares.

As apresentações foram gentilmente cedidas para divulgação pelos oradores e podem ser acedidas abaixo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *