MOG Technologies e JN difundem evento de música através de aplicação inovadora

[Maia, Portugal, 31-10-2018] – A celebração de 30 anos de carreira de Tony Carreira, que teve lugar na redação do JN no passado dia 25 de outubro, foi difundida também com o apoio de uma nova aplicação desenvolvida pela MOG Technologies.

No âmbito do projeto CHIC,  a MOG Technologies desenvolveu uma aplicação que permite a gravação de vídeos ao vivo através de um smartphone ou câmara profissional em simultâneo, enviando-os para a cloud e fazendo a seleção entre os vários feeds capturados em tempo real, para distribuir de imediato ou em diferido através da web. Este projeto é realizado em parceria com o Jornal de Notícias, o INESC TEC e a OSTV.

O CHIC (Cooperative Holistic View on Internet and Content) é um projecto nacional mobilizador para o sector dos media em que uma das soluções a desenvolver visa a criação de plataformas abertas que permitam a interoperabilidade de sistemas profissionais com sistemas amadores. Este projeto garante a convergência de um conjunto de tecnologias baseadas em técnicas tradicionais de produção, para um paradigma baseado na Internet e em plataformas abertas.

A captura, produção, gestão e distribuição dos conteúdos passam a assentar totalmente na cloud, permitindo a criação de fluxos de trabalho flexíveis entre profissionais e cidadãos comuns. Para estes últimos, basta o simples acesso à aplicação através de um smartphone para que os conteúdos sejam automaticamente partilhados numa espécie de régie virtual.

O primeiro teste da aplicação foi realizado no passado dia 25 de outubro, com a atuação de Tony Carreira na redação do Jornal de Notícias, num miniconcerto que assinalou os 30 anos de carreira do cantor. No estúdio, câmaras profissionais e smartphones capturaram o evento, sendo os vários feeds enviados diretamente para a cloud, onde um editor selecionou as imagens que compõem o vídeo final. A difusão do concerto obteve mais de 50.000 visualizações.

As principais vantagens desta nova aplicação consistem na maior flexibilidade da distribuição de conteúdos; na diminuição dos recursos de produção necessários, uma vez que os feeds são selecionados remotamente; e na possibilidade de inserção de vídeos capturados por cidadãos comuns na versão final do conteúdo distribuído.

Este projeto é desenvolvido pela MOG, em parceria com o Jornal de Notícias, a OSTV  e o INESC TEC. A aplicação dá assim os seus primeiros passos e promete vir a revolucionar o futuro da difusão de conteúdos de eventos ao vivo.

O vídeo poderá ser visualizado aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *